-
Arquitetos: Esquadra Arquitetos
- Área: 580 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Alutech, Brasília Realce, Portobello, São Geraldo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Concebemos este projeto para um casal que adora receber visitas, buscando constantemente novas experiências a cada evento. Para atender da melhor forma esta necessidade, pensou-se em espaços diversos, com diferentes atrativos, permitindo que desfrutem de novas perspectivas e atividades.
A casa tem um afastamento da rua com o intuito de manter uma escala mais humana apesar da imponência de seu desenho e volumetria. Há um equilíbrio da composição entre o respiro proporcionado por essa distância e a projeção deste volume que avança de forma a se aproximar da calçada. Essa relação o faz parecer estar flutuando, impressão ressaltada com as empenas laterais que trazem uma leveza maior ao corpo da casa.
O programa da casa envolve uma ampla área social conectada à uma área de lazer com possibilidade de fechamento, permitindo a integração durante o uso simultâneo dos diferentes espaços e também uma manutenção menor da casa. Este é um dos principais espaços para os clientes, sendo uma exigência de se ter a maior praticidade possível na limpeza e na utilização.
A área de lazer da casa é complementada por uma área externa com uma ampla varanda contida sob o pergolado de concreto e com a área da piscina, posicionada próxima a casa para que sirva como espelho d’água enquanto não utilizada. Todos estes espaços têm certa proximidade para que possam se complementar, sempre abraçando o máximo de pessoas possível.
No pavimento intermediário tem-se a área íntima da casa, com uma sala íntima e três suítes bem espaçosas, uma principal para o casal e outras duas para eventuais visitas e familiares. Estas compõem a fachada principal da casa, permitindo o uso de cheios e vazios em seu desenho, preservando a privacidade dos cômodos, mas ainda aproveitando a paisagem.
A casa tira partido da possibilidade da vista do Lago Paranoá, visível do terraço onde se desenhou uma pequena área de estar coberta que conta com uma copa e um banheiro, além da área técnica da casa. Esta vista é tão ampla que permite a visualização de diversos elementos do Eixo Monumental da cidade de Brasília, como a Torre de TV, o Congresso, a Bandeira Nacional e o Estádio Mané Garrincha, ícones da cidade amplamente reconhecidos.